Por: Edivan Costa
23/04/2025
A Lavanda, também conhecida como alfazema, é uma planta originária da região do Mediterrâneo e amplamente apreciada tanto por sua beleza quanto por suas propriedades terapêuticas. Pertencente à família Lamiaceae, essa espécie encanta por sua capacidade de promover bem-estar e trazer um toque de sofisticação e tranquilidade aos ambientes.
Embora a Lavanda não seja a planta mais eficiente na absorção de poluentes atmosféricos, ela possui outras qualidades que contribuem significativamente para a melhoria do ambiente:
Cultivar Lavanda em casa é simples, desde que se sigam algumas orientações básicas:
A Lavanda é perfeita para ser colocada em banheiros, quartos e espaços de relaxamento. Além de purificar o ar, seu aroma cria uma atmosfera de spa natural. Uma dica interessante é secar pequenos ramos e colocá-los em sachês de tecido dentro de gavetas ou armários, mantendo as roupas perfumadas e afastando traças de forma natural.
Se você deseja uma planta multifuncional — decorativa, aromática e terapêutica — a Lavanda (Lavandula angustifolia) é uma escolha certeira. Além de fácil de cuidar, ela transforma o ambiente em um verdadeiro refúgio de paz e equilíbrio.
As 5 flores que limpam o ar vão além da beleza estética e do perfume. Elas têm um papel ativo na melhoria da qualidade do ar em ambientes internos, sendo verdadeiras aliadas na promoção da saúde e bem-estar. Cultivar essas espécies é investir em um estilo de vida mais natural e equilibrado.
Adotar essas flores no seu dia a dia significa reduzir a exposição a substâncias tóxicas com um toque de natureza dentro de casa. Além de filtrar o ar, elas embelezam o ambiente, tornam os espaços mais agradáveis e ainda funcionam como uma terapia natural contra o estresse e a ansiedade.
Agora que você conhece as 5 flores que limpam o ar, que tal escolher suas preferidas e começar a transformar sua casa em um refúcio mais puro e harmonioso? Inspire-se e comece hoje mesmo!